BLOGOHBLOG.COM: VENDIDO POR $10,000
O BlogOhBlog.com foi fundado originalmente por Bob Jiwakacau, um blogueiro Malasiano. Em Novembro de 2007, apenas 5 meses depois de Bob ter criado o blog, comercializou-o por $10,000 dólares a Jai Nishal Verma, um desenvolvedor web Indiano que vive actualmente nos Estados Unidos e com quem já tive o prazer de trabalhar diversas vezes. Embora o BlogOhBlog fosse muito recente naquela altura, Bob Jiwakacau já havia lançado inúmeros templates WordPress grátis e o blog já estava rendendo uma média de $2000 dólares por ano. A venda um blog tão novo por uma quantia tão alta ($10,000) fez com que esse negócio fosse amplamente falado pela internet fora, o que gerou imensos backlinks e ainda mais popularidade para o BlogOhBlog. Três anos depois de ter sido vendido, chegamos facilmente à conclusão de que Jai Verma tem feito um trabalho simplesmente fantástico. Além de ser um designer e desenvolvedor de grande qualidade, é também um problogger que ganha algo como $50,000 dólares por ano com o blog e os projectos que daí advêm.
ENSIGHT.ORG: VENDIDO POR $15,000
Em 2004, quando ainda praticamente ninguém ouvia falar sobre blogs, o blog Ensight.org foi comercializado por cerca de $15,000 dólares. Embora muitos blogs tenham sido vendidos por somas bem superiores depois disso, o Ensight foi durante muito tempo o blog mais caro de sempre da blogosfera. O blog é mantido por Jeremy Wright, CEO da Netmobs, antigo CEO da b5media e ainda autor dos blogs Blog Marketing e Hardcore Canadian.
JOHNCOW.COM: VENDIDO POR $50,000
O blog John Cow foi criado há cerca de 2 anos com o objectivo de ser uma sátira/paródia ao blog do reconhecido John Chow. Novamente, este blog ganhou imensa notariedade rapidamente e durante muito tempo esteve em primeiro no lugar para a pesquisa por John Chow, especialmente porque o blog original do John havia sido banido do Google por suspeitas de adulteração dos resultados de pesquisas. Poucos meses depois de ter sido criado, o blog JohnCow foi colocado à venda, e comercializado por uns incríveis $50,000 dólares! O seu comprador, Jason Katzenback, agarrou no blog e conseguiu levá-lo ao próximo nível com imenso estilo e sucesso. O blog hoje tem mais de 32000 subscritores e rende qualquer coisa como $3000 por mês ao seu autor.
WPDESIGNER.COM: VENDIDO POR $65,000
WpDesigner foi provavelmente o primeiro blog dedicado em exclusivo ao WordPress. Era subscritor do blog há imenso tempo e vivi de perto a sua comercialização e o que infelizmente viria a acontecer com ele. Este blog foi criado originalmente em 2006, numa altura em que o WordPress tenha pouco mais de 1 ano de vida. O blog cresceu imenso com o igual crescimento de popularidade do WordPress, e pouco tempo antes de ser vendido, o seu autor original havia criado aquele que era o primeiro clube de templates para WordPress. Essa ideia viria a dar origem a clubes como a WooThemes e a Elegant Themes, por exemplo, que se basearam no mesmo conceito. Este conceito fez com que o blog estivesse a render algo como $900 dólares por mês. Mais tarde, em Março de 2008, o blog foi comercializado por $65,000 dólares a um suposto empreendedor de nome Pawel Ciszewski. Depois da sua venda, o blog começou a anunciar a sua morte lenta e duradora. O seu novo dono, Pawel Ciszewski, nada vez pelo blog além de escrever um artigo de boas-vindas. Entretanto o seu autor original viria a devolver o dinheiro de todos os subscritores do clube, para evitar futuros problemas.
901AM.COM: VENDIDO POR $65,000
O famoso blog 901AM.com é outro exemplo de um blog comercializado por $65,000 dólares. Criado em Março de 2006 pelo blogueiro Dominic, o seu blog viria a ser vendido por uns expressivos $65,000 em Abril de 2007 para a empresa SplashPress Media, que actualmente possui diversos blogs e empreendimentos na internet. Dominic ficou a gerir o blog na altura, embora neste momento o blog seja actualizado diariamente por Arnold Zafra.
BLOGHERALD.COM: VENDIDO POR $70,000
Fundado em Março de 2003 por Duncan Riley como sendo o primeiro blog a falar sobre blogging, o Blog Herald permanece actualmente como uma das maiores fontes da industria da blogosfera. Em fevereiro de 2006, o Blog Herald foi adquirido pela empresa Problogging, Inc., sendo que posteriormente esta iria vendê-lo novamente à Splashpress Media ainda durante o decorrer do mesmo ano. O blog, que na altura já estava a realizar vários milhares de dólares por mês em receitas, foi comercializado por uns incríveis $12 milhões de dólares!! Isso mesmo!! Por melhor que o blog fosse, $12 milhões de dólares parece-me um valor um bocadinho elevado…
PERFORMANCING.COM: VENDIDO POR $100,000
O famoso blog Performancing é um blog dedicado a ajudar blogueiros a atingirem o sucesso com os seus blogs e na internet em geral. Vários blogueiros de topo, como Brian Clark, Brian Gardner e Nathan Rice publicam conteúdos regularmente no blog Performancing. Este blog foi no entanto adquirido por $100,000 dólares pela SlashPress Media (que também comprou o Blog Herald) no ano de 2007.
THECONSUMERIST.COM: VENDIDO POR $7 MILHÕES
O blog The Consumerist foi lançado oficialmente em Dezembro de 2005, com Joel Johnson enquanto editor. O blog foca-se no consumismo e nas experiências de consumo dos seus utilizadores, bem como nos problemas que as empresas enfrentam. O blog providencia também vários “cupões de descontos” o que fez com que o blog se torna-se estupidamente popular nos Estados Unidos. Mais tarde, o blog viria a ser comercializado por uns incríveis $7 Milhões de dólares à empresa Consumers Union em Novembro de 2008. Nos dias de hoje o blog é ainda uma referência na sua área e continua a gerar vários milhares de dólares de receita por mês.
DEADLINE.COM: VENDIDO POR $15 MILHÕES
Fundado em Março de 2006 por Nikki Finke, o blog Deadline.com – que era chamado na altura de DeadlineHollywoodDaily.com na época em que Nikki o detinha – é um blog dedicado ao cinema e notícias de Hollywood, e teve um crescimento estupidamente grande na altura em que foi lançado. A 23 de Junho de 2009, A Mail.com Media Corporation resolveu comprar o blog por $15 milhões de dólares e contratar Nikki Finke para manter o blog.
BANKAHOLIC.COM: VENDIDO POR $15 MILHÕES
Este também foi um dos casos que acompanhei de perto na altura em que se efectivou. As Finanças são um nicho muito rentável, e John Wu, o blogueiro que criou o Bankaholic.com provavelmente já o sabia antes de lançar o blog. No entanto, John Wu provavelmente não tinha imaginado que a Bankrate estaria disposta a investir $15 milhões de dólares para comprar o seu blog! Actualmente o blog é actualizado pela Bankrate, um dos maiores sites de finanças, créditos e hipotecas do mundo. O Bankaholic continua a ser extremamente rentável enquanto blog, embora a indústria ainda ponha em causa o retorno do investimento feito pela Bankrate.
ARSTECHNICA.COM: VENDIDO POR $25 MILHÕES
O blog Ars Technica (Latim para Art of technology) foi fundado por Jon Stokes e Ken Fisher em 1998, quase no tempo da idade da pedra. O blog recebe 4,4 milhões de visitantes únicos por mês. Depois de 10 anos independente, o Ars Technica foi adquirido pela Condé Nast em 2008 por uns incríveis $25 milhões de dólares, o mesmo valor que a Condé Nast havia pago em 2007 para adquirir a Wired.com.
PAIDCONTENT.ORG: VENDIDO POR $30 MILHÕES
O jornalista Rafat Ali, fundador do blog PaidContent.org em 2002, criou-o como um hub que cobre notícias, informação e análises de negócio da mídia digital. O seu blog PaidContent.org, juntamente com a sua empresa ContentNext, foram ambos adquiridos pela Guardian Media Group por $30 milhões de dólares.
Um comentário:
Que maravilha!
Além do preço bastante merecido, a idéia dos blogs era bem desenvolvida.
Comprar um blog assim, pode ser muito bom, mas o cara acaba sofrendo muito para manter o nível do antigo dono.
ABS
Postar um comentário